Notícias

Você tem estrutura para Home Office?

Você tem estrutura para Home Office?

Estamos vivenciando um momento muito ímpar para nossa geração. Sem termos nos envolvidos em guerras ou grandes catástrofes (especialmente no Brasil), não estamos acostumados a enfrentar medidas sociais de contenção e isolamento. Sequer escassez de alimentos ou produtos em geral.

Porém, além dessas questões que são mais triviais, um grande desafio surgiu no meio de toda essa pandemia: como seguir a rotina profissional sem poder se deslocar e frequentar o ambiente de trabalho? Como muito do nosso mercado é composto por profissionais que têm possibilidades de trabalhar em casa, rapidamente o modelo home office surgiu como a melhor alternativa para esse momento.

Sabemos que empresas que manufaturam produtos ou que lidam com comércio e público em geral no dia a dia não tem como adotar essa metodologia. Mas mesmo quem pode, deve estar atento a alguns detalhes antes de iniciar esse processo dentro de sua empresa.

Você possui um acesso VPN para as pessoas se conectarem de forma segura a sua rede? VPN é basicamente a criação de uma rede privada utilizando um rede pública, como se houvesse um túnel entre o computador da pessoa e a rede da sua empresa. Como utiliza protocolos mais seguros, ela garante a integridade dos dados e usuários conseguem simular um ambiente onde tem acesso as pastas e arquivos que utilizavam quando estavam no local de trabalho.

Porém, configurar uma VPN exige conhecimento e é importante que tudo seja feito com a maior segurança possível. Entenda que muito do que se espera de uma empresa com estrutura de TI é que já tenha tomado as precauções protetivas necessárias utilizando anti-vírus, firewall e proxy. Não queremos que uma pandemia biológica acabe gerando outra a nível de sistemas!

Além disso é preciso saber que a banda da sua internet estará em constante utilização, então é preciso conscientizar as pessoas para que não utilizem a VPN para baixar arquivos pesados e limitem-se aos serviços cotidianos. Dessa forma o sistema não ficará sobrecarregado e todos poderão usufruir desse recurso tão vital para o bom andamento de um home office.

É importante que quem acredita que não tem um bom cenário interno para disponibilizar uma VPN, mas está temeroso com o momento e vê nisso uma possível solução, contacte profissionais especializados que podem lhe prestar uma consultoria adequada. Em alguns casos nem é preciso ser presencial e remotamente o trabalho é concluído.

Uma vez que seus profissionais possam usufruir de um ambiente conectado e se tornem produtivos dentro de suas casas poderemos, com muita conscientização, entender melhor o problema que vivemos sem necessariamente de parar a cadeia de produção.

A EZEX já está trabalhando com toda sua equipe em Home Office e podemos oferecer uma excelente consultoria de como aplicar esse modelo a sua empresa. 

Acreditamos que o atual momento vai deixar marcas profundas na sociedade e na forma como avaliamos nossa capacidade de lidar com crises tão sérias. Mas também nos tornará mais fortes e mais adaptativos.

Relacionadas