Notícias

O servidor precisa de ambiente adequado

O servidor precisa de ambiente adequado

Desde a Revolução Industrial ocorrida nos séculos 18 e 19, os processos e sistemas de produção tem evoluído exponencialmente. A passos largos a economia mundial iniciou a criação de milhares de novos cargos e profissões, assim como as divisões de tarefas empresariais evoluíram, aumentando a quantidade de pessoas focadas e diminuindo a multifuncionalidade pessoal.

Durante esse período, também ficaram marcadas as condições precárias de trabalho a que eram submetidos certas funções de trabalho. Com foco na eficiência, pessoas eram levadas a enfrentar jornadas extremamente exaustivas. E foi na evolução desse conceito que chegamos ao foco desse artigo, que fala sobre como um ambiente favorável cria condições melhores para que os sistemas e os envolvidos possam tirar todo proveito possível de suas capacidades.

Como isso tudo se encaixa dentro da Tecnologia da Informação? Como uma profissão extremamente exaustiva mentalmente, pode-se logo pensar quais as melhores condições que um profissional da área deve trabalhar! Mas vamos além, os equipamentos, para operar em máxima performance, precisam de um ambiente propício?

Com certeza, e não estamos apenas falando dos famosos faraônicos Data Center de grandes empresas. Mesmo pequenas iniciativas precisam ter o mínimo de condições para manter um servidor rodando, por exemplo. E a saúde do equipamento está diretamente ligada a forma como o mesmo é planejado dentro de um contexto de rede.

Um conjunto de equipamentos centralizados de rede (servidores, switches, modens, centrais voIP, etc), que normalmente operam em conjunto no mesmo ambiente demandam, especialmente, temperatura controlada. Como a maioria desses equipamentos aquece, um ambiente pouco arejado pode causar danos irreversíveis. Esconder o servidor em baixo de um balcão, colocar um modem atrás do armário e outras práticas “caseiras” não podem ser aplicadas em ambientes profissionais.

Outro fator muito importante é a sujeira. A maioria dos equipamentos possui áreas abertas para dissipação do calor, porém elas permitem que a sujeira entre e se acumule na parte interna onde estão os componentes essenciais de funcionamento. Escolher um ambiente limpo e manter o mesmo dessa forma, garantirá uma vida prolongada aos dispositivos.

Como falamos anteriormente, os equipamentos de rede costumam funcionar em conjunto. Isso demanda uma forte organização de suas conexões e configurações. Não é incomum ver um técnico de TI perdendo cabelos em meio a emaranhados de cabos sem a menor noção de onde começar ou terminar um trabalho. Ter tudo catalogado, nomeado e devidamente instalado é vital para que, em manutenções de rotina ou eventos críticos, consiga-se chegar a fonte do problema sem a necessidade de uma “romaria de cabos”.

Lembre-se, falamos muito sobre a importância dos dados para uma empresa! Deixar que o equipamento que os armazena opere em ambiente sujo, quente ou desorganizado só compromete o sistema e o bom andamento dos processos dentro da sua empresa.

A EZEX possui dentro das suas expertises criar e manter todo o ambiente onde os dados irão centralizar e ser armazenados. Desde a configuração, manutenção e instalação de todos sistemas e equipamentos, pensamos cada detalhe para que, no futuro, além de um rendimento operacional satisfatório, tudo se encontre em condições físicas favoráveis.

Relacionadas