Notícias

Firewall e Proxy, tem diferença?

Firewall e Proxy, tem diferença?

Dentre todos os equipamentos e componentes que constituem uma instalação de rede, é comum ouvirmos falar do Firewall e do Proxy. Apesar de semelhantes e com funções que muitas vezes se confundem, esses dois servidores precisam ser bem entendidos e devidamente diferenciados.

Até mesmo o seu computador já deve ter lhe questionado se deveria liberar determinado software no firewall do Windows, por exemplo! A importância desse controle cresceu com a necessidade da privacidade dentro das estruturas de rede, especialmente aquelas onde há conexão com a internet.

Pequenas ou grandes empresas, hoje, já sabem como é importante o cuidado com seus dados internos e o cuidado com os dados que trafegam em suas redes. Mas como controlar o que está sendo enviado e recebido dentro de um complexo sistema de computadores com usuários dos mais diferentes perfis.

O proxy é um servidor que intermedia as conexões das máquinas cliente com os acessos que as mesmas queiram fazer externamente. Dessa forma é comum dizer que “tudo passa pelo proxy”. Uma das funções primordiais é o armazenamento de dados em cache, dessa forma há uma economia de banda, uma vez que não existe necessidade de o usuário baixar uma mesma informação que já esteja armazenada no proxy.

O firewall também é um servidor onde trafegam dados, porém a função primordial é controlar o que pode e o que não pode ser acessado por um usuário ou outro. Isso evita que conteúdos maliciosos possam trafegar na rede de dados. Aumenta a produtividade da equipe bloqueando sites de distração como facebook, whatsapp, jornais, sites de jogos, etc. 

Outra função muito importante do firewall é o controle do acesso externo aos dados da empresa. Dessa forma ele permite ou não determinados acessos como VPN, remoto, email, etc.

Como podem ver, as duas tecnologias se complementam. Não necessariamente uma depende da outra, porém uma rede bem estruturada com um grande número de usuários certamente fará uso tanto do proxy como do firewall.

A EZEX utiliza sua consultoria especializada para avaliar as necessidades dos clientes e dimensionar os investimentos. Firewall e proxy estão entre as estruturas as quais mais recomendamos e temos grande expertise na sua instalação, configuração e manutenção.

Relacionadas