Notícias

Avalie o que é melhor pra sua empresa

Avalie o que é melhor pra sua empresa

Já abordamos diversas vezes a pandemia que estamos vivendo e quais as consequências que ela tem trazido ao mercado de trabalho e, especificamente, ao mercado de TI. Mesmo com o vislumbre de uma vacina começando a surgir e as esperanças de muitos em normalizarmos a vida cotidiana, ainda há um espaço grande para isso acontecer.

Baseado em dados científicos, sabemos que a estabilização da situação atual ainda pode demorar e precisamos entender que é necessário continuarmos as ações de preservação da vida e a garantia de saúde mínima ao mercado. Deve-se manter a preocupação constante com a sobrevivência das empresas e empregos, logo medidas como home office surgiram como o respiro necessário durante a crise. Mas como também falamos, nem todos conseguem se adaptar a esse tipo de rotina e tiveram quedas consideráveis de performance.

Empresas são feitas de prazos e processos em grande parte de sua cadeia de valor. Adaptar o home office a essa cadeia é uma missão complexa e cuidadosa, mas que exige tempo e constante avaliação. Somente uma visão macro poderá trazer os dados corretos e tomará as melhores decisões. Uma vez que sabemos a importância da adaptação ao novo cenário, também precisamos identificar quando não está funcionando. Pode ocorrer de pessoas com a mesma atribuição atingirem resultados completamente diferentes em uma experiência de trabalho remoto. Aqui entra a sensibilidade de saber que além do perfil profissional, existe o pessoal e as inúmeras variáveis que impactam no rendimento.

Então você que é dono de empresa ou o responsável por gerenciar essa adaptação, não avalie apenas aspectos técnicos e teóricos. Entenda que é preciso avaliar caso a caso, pessoa a pessoa, atribuição a atribuição. Levante dados, ouça as pessoas e busque o que é melhor para o seu negócio.

A produtividade é uma variável vital para geração de valor no processo de qualquer empresa. Não force a situação apenas com gráficos e planilhas, o momento exige uma visão um pouco além do racional.

Relacionadas