Notícias

Home Office nem sempre funciona

Home Office nem sempre funciona

Trabalhar em casa e utilizar o termo home office tem sido corriqueiro nos últimos meses devido as condições de saúde que se apresentam ao nosso país e ao mundo. Somado ao advento da internet, muitas pessoas iniciaram uma jornada produtiva em seus lares criando os famosos home offices onde, tanto funcionários, autônomos e empresas tem usufruído desse novo padrão para continuarem suas atividades.

Muito se fala sobre as novas tendências em home office definitivo ou até uma profunda modificação nas maneiras como o mercado de trabalho irá lidar com essas questões daqui para frente. Mas é necessário avaliar o contexto em todos os seus pontos, inclusive aqueles que podem não ser tão positivos e até criar um certo problema para profissionais que não estão em sua boa capacidade produtiva.

Para algumas pessoas ou empresas o home office não se mostrou de grande produtividade. Apesar de uma alternativa interessante e garantido pelo menos resultados mínimos, nem todos conseguem trabalhar longe de seus postos de trabalho. Desde as dificuldades básicas como cuidar dos filhos em casa até o próprio psicológico de não estar em um local mais voltado a produtividade.

Essa situação gera ansiedade, atrasos e muitas vezes quebras de processos. Para muitos é difícil seguir os passos de processos internos de empresas ou padrões de garantia de qualidade. Tanto é que muitos empresários tem trabalhado com capacidades reduzidas porém abrindo a possibilidade para alguns colaboradores irem até seus locais de trabalho e usufruírem não apenas do equipamento mas do ambiente o qual estavam acostumados.

É necessário avaliar com calma os efeitos da pandemia no sentido de mercado. O dano econômico ficou claro, porém temos bons cenários com pessoas altamente produtivas em seus home offices. Mas todos os cenários devem ser olhados com cuidado, inclusive os efeitos negativos do trabalho remoto. Para muitos simplesmente não funciona e isso precisa ser respeitado.

Relacionadas