Notícias

Novos cenários, novos desafios

Novos cenários, novos desafios

Frente aos novos cenários que se apresentam devido a pandemia de coronavírus, inicialmente entendemos que bastava uma pequena e momentânea adaptação para suprir necessidades pontuais e depois retomar as atividades normais. Porém não é isso que está acontecendo.

O passar do tempo e os números têm nos mostrado que infelizmente nem tudo poderá voltar ao normal. É claro como as mudanças de rotina tem modificado o mindset de muitos segmentos de trabalho e desafiado as empresas a uma adaptação mais vitalícia do que de exceção.

Muitos grupos de trabalho se formaram em home offices extremamente eficientes e que mostraram uma notável evolução conforme o tempo passou e nos vimos “obrigados” a manter colaboradores e familiares em isolamento. Muitas pessoas se descobriram trabalhando em locais alternativos e viram nisso formas de serem mais produtivas, pró-ativas e com toda liberdade que o cenário proporciona.

Mesmo as empresas perceberam que essa medida poderia ser altamente benéfica na redução de custos além de melhorar a qualidade de vida de muitos funcionários que, até então, estavam destinados a trabalhar oito horas por dia dentro de pequenas salas com outras pessoas e lidando com os inevitáveis conflitos pessoais e interpessoais.

Não estamos mais em posição de voltar atrás. O futuro se apresentou de forma abrupta e até mesmo cruel. Mas muitos conseguiram ser resilientes e se adaptar. Nos cabe analisarmos nossos cenários e tentar entender as melhores formas de utilizar isso ao nosso favor e vislumbrar que a vida se transforma e o mercado precisa acompanhar.

Relacionadas