Notícias

Como o Coronavirus está afetando a Tecnologia

Como o Coronavirus está afetando a Tecnologia

Um dos temas mais comentados atualmente é a probabilidade de uma pandemia devido a propagação do coronavírus em solo asiático e, mais atualmente, em outros pontos do planeta. Além da preocupação com saúde, que é a primordial nesse caso, o que pode ser afetado por isso no meio da tecnologia da informação?

O termo vírus é bem conhecido no ambiente de computação e costuma ser um dos temas principais quando estamos implementando um sistema de segurança, seja em uma empresa ou um usuário comum. Obviamente o vírus que nos referimos nada mais é do que um programa malicioso que promove ataques cibernéticos, falamos sobre isso nesse artigo. O vírus do momento é real e tem causado muita preocupação no mundo todo, inclusive nas grandes empresas de TI.

Gigantes do mercado de informática costumam instalar fábricas em solo chinês devido ao custo benefício da mão de obra e incentivos locais. Muito do crescimento delas se deu ao promover o suprimento de demandas, se não em totalidade, em parte, na Ásia. Apple, Samsung, Google e até Facebook tem tomado medidas frente à epidemia e fechado ou parado suas atividades na China. Isso cria um déficit de produção que precisa ser ou suprido em outro lugar ou compensado no preço de seus produtos e serviços.

Empresas grandes como as citadas acima podem, através de esforços globais, contornar essa situação mas muitas empresas menores, iniciativas internas e redes de fornecedores estarão à beira de um colapso uma vez que não terão soluções de curto prazo para superar esse momento. Nesse caso o efeito em cadeia pode ser ainda maior se pensarmos em concorrência onde, pequenos e médios negócios conseguem adentrar ao mercado com custos mais acessíveis, mas não terão condições de manter seu diferencial uma vez que estarão prejudicados por falta de fornecimento ou até de mão de obra.

Nesse caso, a escolha de parceiros fortes e bem estabelecidos no mercado pode fazer uma diferença enorme no seu negócio, já que poderão manter a cadeia de suprimento sem a necessidade de baixas em sua produção. Isso nos remete aquilo que comentamos nesse artigo sobre a importância dos parceiros de negócio.

Manter a serenidade nesse momento difícil é importante, assim como avaliar cuidadosamente as necessidades dos clientes e garantir uma demanda suficiente para elas mantendo um nível de qualidade correspondente. 

Relacionadas