Notícias

Um servidor não usa o mesmo Windows que você!

Um servidor não usa o mesmo Windows que você!

É provável que você já tenha ouvido falar em servidores. Na sua mente podem surgir imagens de computadores super organizados dentro de hacks de metal até aquelas antigas máquinas enormes que poderiam ocupar facilmente um andar inteiro de um prédio!

O conceito de organização de dados e centralização sempre trouxe consigo a figura do servidor. Aquele computador ultra dedicado que centraliza as informações e recebe requisições de inúmeros outros desktops espalhados por uma rede, seja ela local ou distribuída.

Atualmente, ocupar espaço não é mais uma grande preocupação. Redes bem dimensionadas e uma boa consultoria em projetos de TI reduzem a necessidade de ocupar grandes locais com os servidores. Já falamos aqui em virtualização e nuvem, duas tecnologias que vieram para reduzir a necessidade (e o custo) dos data centers. Porém, no momento que definimos que vamos criar um ou mais servidores, o que necessariamente eles vão utilizar como sistema operacional?

Houve tempos onde maus profissionais se utilizavam de versões desktop do windows para configurar um servidor. Isso além de ser altamente ineficiente, criava brechas de segurança muito grandes além de pouca manutenibilidade visto que as limitações de um windows para desktops é justamente pelo fato de ele não ser feito para abrigar os processos de centralização.

Para essas situações utiliza-se a versão servidor do sistema operacional da Microsoft. Essa versão cobre a maior parte das necessidades de um data center além de já direcionar o profissional de TI para que faça a coisa certa desde o início.

Com ele você tem pleno controle dos acessos em sua rede e pode criar as regras necessárias aos grupos de usuários conforme cada situação ou atribuições de cargos. A segurança parte desde nível de sistema até de processo.

Porém configurar um Windows Server é algo que necessita de um profissional capacitado e experiente. Apesar do alto nível configurável, a pessoa precisa saber o que está fazendo assim como todo esse processo deriva de uma boa e assertiva consultoria de TI.

Então entenda, esse Windows que você usa em seu computador pouco tem a se comparar com uma versão para servidor e é bem pouco provável que os seus conhecimentos nessa plataforma sejam suficientes para “encarar” um processo de configuração de data center no Windows Server.

A EZEX tem como especialidades justamente a consultoria e configuração desse tipo de sistema. Nossa equipe tem larga experiência nesse processo e um grande número de cases de sucesso.

Relacionadas