Notícias

Servidor Linux sem mistérios!

Servidor Linux sem mistérios!

No último artigo explicamos o que é um computador Servidor e como o mesmo deve utilizar uma versão específica do windows para operar. Semelhante apenas em visual com a versão que utilizamos em desktops, ela tem um foco específico na configurações específicas que cabem a um servidor controlar.

Mas não necessariamente um servidor precisa utilizar o sistema operacional da Microsoft para operar. Inclusive é bem comum a utilização de outro sistema. O Linux é um sistema operacional tão antigo quanto o Windows, porém sua distribuição de código aberto e utilização mais complexa, acabou por não popularizar o mesmo em computadores pessoais.

E justamente por essa característica livre existente no código do mesmo, permitiu a criação de diversas distribuições. Ao longo do tempo algumas foram sendo melhoradas e ganharam apreciação de grandes empresas que contribuíram na evolução do projeto, criando versões verdadeiramente robustas e estáveis. Nesse caso os sistemas Debian e Red Hat se destacam pela larga utilização, inclusive de versões derivadas destes.

Servidores Linux são inclusive recomendados por grandes distribuidores de soluções com o principal argumento de performance. Algumas empresas inclusive desenvolveram versões Linux para rodar exclusivamente seus softwares vendendo pacotes completos de instalação sem a necessidade de maiores etapas de implantação.

Apesar de terem assustado um pouco no passado, devido à complexidade de suas configurações, os servidores Linux hoje são até mais comuns que servidores Windows. As principais distribuições tem se esforçado para facilitar desde a instalação até a configuração dos mesmos. O que antigamente era feito por um usuário altamente especializado em linhas de comando, hoje já é possível executar em uma interface gráfica (nem sempre tão amigável).

Porém é de consenso que manter um servidor linux exige um profissional capacitado e com experiência. Somente um analista experiente poderá adentrar nas exceções da ferramenta para solucionar problemas muito específicos. Isso inclui fazer alterações via linhas de comando diretamente no shell do sistema.

A EZEX possui equipe altamente capacitada e com ampla experiência em instalação e configuração de servidores em Linux. Com diversos cases de sucesso temos garantido performance e estabilidade nos sistemas que implantamos.

Relacionadas