Notícias

Seja rápido, o mercado pode não esperar você!

Seja rápido, o mercado pode não esperar você!

Continuando com o que falávamos na última notícia, vamos abordar hoje os efeitos de algo que evoluiu naturalmente no ramo de tecnologia da informação, que é a agilidade dos processos. A forma como os avanços tecnológicos adentraram no dia a dia das pessoas e especialmente, nas empresas, têm um reflexo profundo para quem presta esses serviços.

Não há mais espaço para aquelas soluções que demandam muitos meses ou até anos para mostrar um retorno de valor. A necessidade de lançar inovações que mostrem resultados o mais rápido possível é um aspecto vital de qualquer empresa que busque se destacar no mercado de TI. Ou até mesmo, simplesmente, sobreviver!

É importante estarmos alinhados com os fatores que mais geram valor no mercado como, agilidade, redução de tempo de processo, redução de custos, seja este para os processos do cliente como para a aquisição de tecnologia. Tudo isso focado em atender as necessidades dos usuários.

É necessário prover soluções que atendam rapidamente às necessidades do mercado e trabalhar com parceiros que possam sempre responder a altura a essa premissa. Esse é um desafio que as equipes de TI enfrentam, tarefa essa que a dez, ou mesmo cinco anos atrás, não era tão frenética. A complexidade envolvida é grande e as questões de segurança cerceiam todo esse cenário o qual exige cada vez maior segmentação de soluções.

Podemos ver que cada vez mais iniciam-se pequenas iniciativas para tratar de problemas altamente específicos. Antes onde uma grande corporação lançava soluções completas e que atendiam diferentes áreas, hoje é comum que um grupo de diferentes empresas trabalhem “em conjunto” onde cada uma busca otimizar uma pequena parte de todo um processo. Inclusive com equipes especializadas apenas em juntar todas essas soluções como uma “cola” que faz tudo funcionar da forma mais coesa possível.

Como comentamos anteriormente, é tudo uma questão de adaptação. Aqueles que entenderem com maior rapidez esse novo cenário e tiverem capacidade para inovar e re-adaptar suas equipes colherão sucesso. Quem não o fizer ou resistir irá ficar para trás.

Relacionadas