Notícias

O Futuro do Profissional de TI

O Futuro do Profissional de TI

A Tecnologia da Informação está a todo momento evoluindo e desafiando seus profissionais a tomarem novos caminhos, buscarem mais conhecimento e desapegar de velhas práticas. Inclusive falamos sobre o conceito de TI neste artigo.

O que esperar então de um profissional de TI que esteja preparado para o futuro? Quais características e atitudes são mais valorizadas e quais as direções que esse promissor mercado indica para quem está interessado em ingressar nessa área? Até mesmo quais movimentações os atuais profissionais devem fazer para garantir seu espaço!

As profissões que envolvem o mundo da computação são aquelas com maior grau de exigência em aprendizado constante e adaptação continuada. É comum profissionais comentarem como conhecimentos que aprenderam ou utilizaram durante anos estão simplesmente obsoletos em um espaço de cinco ou menos anos.

Ter um know-how técnico de todas as áreas, não necessariamente aprofundado, é o que consideramos a primeira qualidade de um profissional de TI. Não precisa saber profundamente sobre tudo, porém é importante que tenha noções básicas e possa interligar mentalmente os conceitos no momento de avaliar um problema ou uma solução. Tudo na TI está interligado então é perigoso tomar decisões pontuais sem avaliar todo o processo. Uma atitude fora de contexto pode comprometer várias outras atividades. Por isso que é até comum fazer uma brincadeira que o profissional de TI fica mais preocupado quando tudo aparenta funcionar do que quando há pequenos problemas sinalizados.

Outra qualidade é a flexibilidade cognitiva, que é a capacidade de buscar diferentes interpretações para uma mesma solução! Como o mercado muda rapidamente e novas tecnologias entram em cena e encontrar entre elas formas de agilizar um processo ou prevenir um problema é valiosíssimo.

Ter uma visão macro dentro do universo corporativo é essencial para quem trabalha, especialmente, com grandes empresas. É preciso saber olhar e entender os processos de cada área ou negócio. Assim como as tecnologias estão interligadas, os processos se complementam criando uma cadeia de valor. Nas ligações entre um processo e outro é onde podem haver oportunidades de ouro para agilizar, reduzir custos e descomplicar os eventos em série.

Então se está pensando em fazer parte dos profissionais da área da tecnologia, esteja preparado para aprender muito e continuamente, mas pronto também para “desaprender”, visto que o apego excessivo a conceitos de hoje pode simplesmente não ser mais útil daqui alguns anos (ou meses).

Relacionadas