Notícias

Indústria 4.0 e a nova revolução

Indústria 4.0 e a nova revolução

Um dos maiores avanços dentro do cenário de processos empresariais de produção e desenvolvimento foi a inserção de tecnologia aplicada como suporte e facilitador das atividades. O que era para auxiliar o processo hoje se mostra um diferencial competitivo além de um poderoso controlador do percentual produtivo.

Ao longo da história industrial do mundo, o ser humano precisou se mostrar criativo e ambicioso para poder aumentar o valor no seus processos de fabricação e melhorar cada vez mais a qualidade do trabalho entregue. Na primeira, e mais marcante, revolução industrial tivemos um marco na humanidade que transformaria todo cenário produtivo para sempre. E é isso que identifica uma revolução, é quando ela ocorre e modifica o cenário daquilo ao qual se propõe para uma nova perspectiva.

A tecnologia tem avançado muito nos últimos anos e adentrado em pequenas e grandes empresas como uma primeira necessidade. Não há modo mais rápido de qualificar um processo do que embutir o mesmo dentro de um processo automatizado ou apoiado por algum advento tecnológico. Isso tem evoluído cada vez mais e sendo facilitado pela própria melhoria da TI ao longo do tempo.

O conceito de Indústria 4.0 é a evolução desse modelo ao seu ápice onde, além de facilitar o processo, a tecnologia comandaria a execução tomando decisões inteligentes e otimizando os fluxos alternativos. Dessa forma o sistema não pararia em caso de erros, apenas saberia contornar e manter a linha de ação.

Integrando a tecnologia, equipamentos e sistemas estariam interligados possibilitando que a informação flua através de todas camadas e seja útil na tomada de decisão de cada ponto de necessidade. Uma vez que o equipamento se torna independente dentro de suas ações, saberá a melhor forma de agir em um processo com decisões otimizadas para garantia da qualidade.

Aliado ao período que vivemos, onde o ser humano está sendo uma variável consideravelmente complexa na situação de mercado. A Indústria 4.0 chega como uma excelente alternativa não apenas para os empresários, mas para empreendedores que possam investir nisso gerando novos empregos e mantendo a economia circulante em benefício de todos.

Relacionadas