Notícias

Em caso de um desastre, é possível recuperar seus dados?

Em caso de um desastre, é possível recuperar seus dados?

Mas uma vez que possa ter acontecido, se os seus dados forem extraviados, você tem como recuperá-los? Depende, normalmente essa pergunta é respondida com outra pergunta: você tem o backup dos dados?

Manter réplicas ou backup dos dados é um dos processos mais antigos praticados desde a época dos extintos Centros de Processamento de Dados. Utilizando diversas tecnologias e metodologias, as empresas sempre buscaram preservar cópias do seu conhecimento virtual. Em muitos casos isso era uma exigência de certificações internacionais de garantia de qualidade de processo.

E quando pensamos em perdas de dados, não necessariamente precisamos ir ao nível de cyber-ataques, um incêndio casual, um alagamento ou até um desmoronamento são suficientes para destruir um datacenter inteiro em poucos minutos! A pouco tempo atrás vimos como um incêndio consumiu a Catedral de Notre Damme, ou os constantes alagamentos em grandes cidades do país!

Temos aquela falsa impressão que isso nunca irá acontecer conosco, mas pense comigo, mesmo com uma possibilidade baixa, imagine o prejuízo de perder toda uma base de dados ou de arquivos! Conhecimento de anos de utilização de sistema simplesmente transformados em cinzas!

Antigamente era comum ver grandes cofres contendo uma quantidade volumosa de fitas DAT ou DLT, ou até os antigos rolos de fitas magnéticas. Acesso a esses equipamentos era restrito porém mais corriqueiro do que se imagina. A recuperação de dados avançou tanto nos últimos anos que permitiu aos usuários o luxo de perderem seus arquivos e recuperarem facilmente cópias do dia anterior.

E não parou por aí, com o advento da internet em altas velocidades e maior segurança de rede, os backups puderam migrar para a nuvem, utilizando desde cópia até apenas replicação de dados. Isso melhorou tanto no espaço físico como no investimento que não precisava mais prever o gasto com caríssimos cofres anti-chamas!

A EZEX conta com parcerias de ponta no mercado para oferecer o que há de melhor em termos de backup e replicação. Através de sua equipe capacitada provê a segurança necessária aos seus clientes com investimentos sob medida.

Relacionadas