Notícias

Diferença entre Armazenamento e Backup

Diferença entre Armazenamento e Backup

Prática comum a alguns anos atrás, pessoas e empresas enviavam emails para elas mesmas com arquivos importantes para garantir uma segurança de armazenamento do mesmo caso perdessem seus HDs. Não era uma ideia ruim, e já mostrava que a prática de enviar algo para fora dos seus domínios começava a ser vista com confiança e credibilidade.

Hoje podemos ver que a prática de armazenar arquivos na nuvem é cada vez mais uma constante e o serviço tem adquirido as mais diversas formas de ser utilizado seja no âmbito pessoal como profissional. Vários serviços surgiram, cada um com sua peculiaridade e com diversas opções de preço de variam do grátis até contratos de várias cifras.

Mas há um problema de definição em todo esse processo que leva muitas pessoas confundirem armazenamento com backup. São duas coisas diferentes e saber o conceito certo para cada uma é importante para evitar dores de cabeça no futuro.

Quando você armazena seus arquivos na nuvem, você apenas disponibiliza os mesmos para que possam ser acessados em qualquer dispositivo que possua conexão com a internet. Isso permite um aumento da segurança pois, em caso de problemas com seu equipamento físico, os arquivos permanecerão armazenados on-line. Porém armazenamento não faz cópias periódicas dos arquivos, logo, se um arquivo for removido da nuvem, ele não terá uma cópia de segurança, assim como se você precisar consultar uma versão mais antiga dele.

O backup tem como principal característica a criação de cópias periódicas dos arquivos disponibilizando um histórico do mesmo. Também permite que seja configurado a periodicidade a qual o backup deverá fazer uma nova cópia desse arquivo. Uma vez que existe todo esse acervo, a empresa poderá consultar versões antigas caso haja inconsistência com a versão atual. Em alguns casos podem ser consultadas versões de até anos de diferença.

Dessa forma fica muito claro o dimensionamento da necessidade pois, em alguns casos pode-se apenas querer manter seus dados em algum local de fácil acesso para que sejam editados a qualquer momento. Já em outros, para garantir a integridade cria-se versões que elevam a segurança e possibilidade de recuperação das informações.

A EZEX, através de sua consultoria especializada, pode identificar a melhor solução para sua empresa analisando cada necessidade particular e oferecendo uma gama de soluções diferenciadas que irão otimizar tanto a segurança como o custo da operação!

Relacionadas