Notícias

Dicas de segurança para Loja Virtual e para Consumidor Final nesta Black Friday

Dicas de segurança para Loja Virtual e para Consumidor Final nesta Black Friday

Nesta sexta-feira, dia 23 de novembro de 2018, ocorrerá a tão aguardada por muitos, Black Friday. O principal intuito das lojas durante a Black Friday é proporcionar grandes descontos que reduzem em muito o valor dos produtos. Uma grande parcela das pessoas opta por comprar online e não em loja física nesta data.

Lembre-se que as ameaças virtuais podem afetar você e também o ambiente em que você está inserido, pois muitos consumidores realizam suas compras no próprio ambiente de trabalho.

Ao acessar uma página ou oferta maliciosa no ambiente corporativo, a própria empresa corre risco de ser afetada. Mesmo que os consumidores estejam utilizando computadores ou smartphones pessoais ainda estão sujeitos a contaminar a empresa por terem oferecido usuário e senha corporativo para acesso remoto.

É muito importante que as empresas possuam softwares ou tecnologias de segurança de informações capazes de detectar e proteger seu sistema contra links maliciosos, phishing e outras ameaças. É indicado também que os consumidores instalem uma dessas soluções como antivírus em seus smartphones ou computadores pessoais, para evitar que sejam conduzidos a essas páginas maliciosas.

Elaboramos uma relação de dicas de segurança para você que possui uma loja virtual e também para você que pretende aproveitar todos os descontos!

Dicas de segurança para sua Loja Virtual

Todos sabemos que manter uma Loja Virtual online e funcionando não é uma tarefa fácil. Mas você deve ficar atento para alguns detalhes importantes, principalmente durante a Black Friday.

  1. Mantenha o firewall do servidor atualizado e funcionando: o firewall monitora o tráfego da rede de entrada e saída e decide permitir ou bloquear tráfegos específicos, por isso é importante sempre mantê-lo atualizado, o que ajuda a evitar ataques pontuais.
  2. Mantenha o acesso à base de dados seguro: utilize uma senha forte e segura para a sua base de dados, é lá que é guardado grande parte das informações da sua loja e dos seus clientes, criptografe os dados mais sensíveis e limite o acesso à pessoas específicas.
  3. Área administrativa e FTP: poucas pessoas de confiança devem possuir o acesso à estes dois locais, para que não ocorram problemas com as informações ali contidas e para que o seu projeto não seja alterado.
  4. Cuidar com os ataques ao site durante a data: é na Black Friday que os ataques acontecem em peso, nesse dia a segurança do site deve ser ainda mais reforçada nos pontos em que já está forte, para garantir que não haja problemas.
  5. Investir em um certificado SSL: o certificado SSL além de garantir a segurança da comunicação entre o seu consumidor e o site, mostra aos consumidores que ele é seguro e confiável.

Dicas de segurança para você, consumidor final

Você está louco para aproveitar as ofertas desta Black Friday, não é mesmo? Fique atento a alguns pontos para que possa comprar com segurança.

  1. Deixe seu antivírus sempre atualizado: isso permite que o programa funcione de maneira correta e informe sobre ameaças quando necessário, tanto ameaças dentro do seu computador como ameaças de sites que acessar na Internet.
  2. Cuidado com promoções falsas: analise bem a promoção e veja se ela é ao menos coerente, ofertas falsas geralmente levam a links falsos e é aí que você cai no phishing. Essa técnica consiste em criar páginas e ofertas falsas com o objetivo de roubar dados dos consumidores.
  3. Verifique se o site possui certificado SSL: como dito antes o certificado SSL garante que a informação do site até seu computador seja criptografada. Desta forma, sua navegação fica segura e confiável. Para saber se o site possui esse certificado é só olhar se no canto esquerdo da barra de pesquisa há um pequeno cadeado, como este aqui:
  4. Procure por recomendações da empresa: existem diversos lugares em que você pode procurar por recomendações que dirão para você se comprar com aquela empresa é ou não confiável. Um portal que pode ajudar muito com isso é o Reclame Aqui.
  5. Analise o site em que você fará a compra: procure por comentários de feedback dos clientes que já compraram com essa empresa e veja se estão satisfeitos com o serviço em geral, é importante também lembrar que a legislação dispõe que a loja online informe em local visível o número de CNPJ, número de telefone e endereço físico.

Estas são algumas dicas que podemos dar para vocês. Para mais informações sobre segurança da informação, fique a vontade para nos seguir nas mídias sociais (no topo do nosso site) ou deixar um e-mail para nós no formulário de contato para participar das nossas newsletters.

Relacionadas