Notícias

Corte os cabos, o que nos resta? Wireless!

Corte os cabos, o que nos resta? Wireless!

Qualquer empresa da atualidade possui, mesmo que em micro escala, alguma estrutura de rede. Seja um pequeno cabo que liga um modem a um computador até complexas e robustas instalações de rede que se ramificam por diversas salas, prédios, plantas e até geograficamente.

Toda essa infraestrutura tem em comum algo que é até um tanto simples, mas de alta necessidade: os cabos de rede. Aquele cabo comumente azul com ponteiras RJ45, reconhecível por qualquer pessoa que, ao menos, utilize internet.

Com um conceito simples porém preciso, eles foram as pontes para que a estruturação de rede alcançasse a dimensão que tem hoje. Dentro de suas limitações, novas tecnologias foram sendo atreladas para adequar as demandas e possibilitar que os limites fossem totalmente escalabilizáveis.

Porém, como toda tecnologia que não evolui, começa a se tornar um empecilho em termos de espaço, quantidade, adaptações e até gambiarras. É comum inclusive aparecerem memes na internet onde mostram diversos cabos emaranhados criando a sensação de um sistema que funciona mas tem um estado crítico de manutenção.

E sem esses cabos, o que nos resta? Wireless! Conexões sem fio tem quase a mesma idade dos cabos de rede, porém foi uma tecnologia que demorou mais a evoluir e para ser adotada em maior escala devido a problemas de segurança.

Quando pensamos em conexões sem fio, podemos abranger uma gama enorme de serviços, padrões e classificações que incluem até a comunicação por walkie-talkie. Porém o foco aqui é falar sobre as estruturas de rede de computadores e internet. Onde podemos rapidamente associar e entender o ganho que a wireless pode prover nas estruturas de rede.

Atualmente é possível alcançar segurança e performance suficientes para justificar a substituição dos atuais cabos por uma estrutura wireless. O ganho em termos de dimensão de projeto e redução de custo é muito grande, especialmente a longo prazo.

Porém como qualquer solução e até por seu histórico tabu em termos de segurança, é necessário que todo o projeto seja planejado de forma correta, eficiente e cuidadosa. Levando em consideração vários fatores que podem incluir até o material o qual o local foi construído. Isso somente uma equipe capacitada poderá fazer.

A EZEX possui experiência, uma equipe altamente capacitada e o apoio dos fornecedores mais conceituados no mercado para prover todas necessidades que um projeto de wireless, seja ele de grande ou pequeno porte, necessita. Dimensionamos a solução sem abrir mão da qualidade e eficiência.

Relacionadas