Notícias

A TI e a Velocidade do Aprendizado

A TI e a Velocidade do Aprendizado

Para qualquer área de atuação profissional é necessário profissionais competentes com bom conhecimento teórico e prático. Desde o início da sua formação, até as escolhas peculiares dentro da sua área, um profissional precisa constantemente atualizar seu pensamento, conhecimento e ferramentas de trabalho. Em algumas áreas isso é mais constante, em outras nem tanto.

Porém existe um universo muito peculiar quando tratamos desse assunto no campo da Tecnologia da Informação. Como conversamos anteriormente, definindo o próprio conceito, a TI está em constante transformação e dessa forma seus profissionais são diariamente “bombardeados” com as novidades desse mundo e das novas necessidades que surgem. Acompanhar todo esse movimento exige muito do profissional de TI que, em busca de entregar sempre um serviço atualizado e seguro, precisa adentrar nas novidades e evoluções que a nossa área nos apresenta.

A preparação de um técnico, analista, programador exige muito além dos conhecimentos básicos, é necessário criar o conceito de atualização constante. Diferente de muitas áreas onde o conhecimento é secular, no nosso caso, em poucos meses uma nova tecnologia se torna obsoleta e uma nova vertente de possibilidades se abre. Isso é mentalmente estressante para quem trabalha e é onde acreditamos que reside a maior força de um profissional de TI, ser autodidata.

Não há muito tempo para se inscrever em um novo curso de vários meses ou em palestras cansativas e abrangentes. Quanto mais você consegue aprender sozinho e absorver novas metodologias ao seu dia a dia, mais sua qualidade como profissional será seu cartão de visitas. Comentamos exaustivamente sobre as “necessidades dos usuários” e “movimentos do mercado”. Pois bem, os melhores profissionais serão aqueles que conseguirem atender a isso o mais rápido possível com a melhor qualidade possível. Apesar de parecer uma frase “genérica”, no campo da TI o diferencial é o tempo, em semanas, ou até dias tudo precisará estar operacional!

Cansativo não? Pensar que aquilo que você aprende e executa com excelência hoje poderá não ter a menor relevância daqui um ano, ou seis meses! Mas essa é a realidade hoje e acredite, tem muitos profissionais nessa corrida, o que torna tudo ainda mais desafiador pois você pode ficar para trás em um piscar de olhos. Então lembre-se, muita leitura, atenção às necessidades do seu cliente, observação as movimentações do mercado e PRINCIPALMENTE, entender que aquilo que você sabe hoje pode ser obsoleto em pouco tempo!

Relacionadas